quarta-feira, 3 de agosto de 2011

4.6 : EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA


Construindo sólidos geométricos

  Objetivos:





  • Comparar a forma de alguns objetos já conhecidos no seu cotidiano com a forma dos sólidos geométricos.
 • Reconhecer que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas.
 • Exercitar a visão geométrica tridimensional.



Conteúdos:



  • Figuras geométricas planas;
 • Sólidos geométricos.



Justificativas:



 É grande a dificuldade das crianças em visualizar as figuras espaciais a partir de figuras planas. Pretende-se que a criança conclua que grande parte dos objetos que manipulamos no dia-a-dia são figuras geométricas planas e espaciais, estudadas pela Matemática.
A idéia desta aula é: “aprender fazendo”, pois as crianças vão recortar, colar e montar os sólidos geométricos, tornando-se os autores de sua própria aprendizagem.



Resumo das Atividades:



 Nessa aula, as crianças montarão sólidos geométricos através das planificações disponibilizadas nos arquivos em pdf (localizados no rodapé da matéria).
As crianças poderão primeiramente pintar as planificações com lápis de cor e, depois, deverão recortar, dobrar e colar nos locais indicados. Aos poucos, as crianças irão dando forma às planificações e começarão a desenvolver a visão espacial.

O material a ser utilizado será: lápis de cor, tesoura, cola, xerox das planificações e papel pardo (ou cartolina)
:
Avaliação:



 O professor deverá fazer questionamentos às crianças durante o desenrolar das atividades, a fim de que percebam que, juntando seis quadrados, podemos formar um cubo e que com dois círculos e um retângulo é possível formar um cone, e assim por diante. Os nomes das figuras não devem ser priorizados nesse momento.





A idéia é que ela perceba que, combinando figuras planas, obterá como resultado final um sólido geométrico e, também, que tendo um sólido geométrico, ao “abri-lo”, teremos novamente uma composição de figuras planas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário