Hoje em dia se ouve falar muito, em contextos escolares, da importância do trabalho por projetos. Diretores de escolas freqüentemente se orgulham do fato (que alegam) de que em suas escolas só se trabalha por projetos. Coordenadores pedagógicos às vezes destacam o fato de que em suas escolas há projetos que vêm sendo desenvolvidos há anos...
Há muitas coisas que a expressão “trabalho por projetos” pode significar em um contexto escolar.
- Uns podem ter em mente que a escola tem um projeto pedagogico (que, às vezes, é chamado de “projeto político-pedagógico”) e que tudo que se faz na escola é pautado por esse projeto.
- Outros podem ter em mente que os professores encaram as disciplinas que ministram como verdadeiros “projetos de ensino”, que eles planejam, executam (ministram para os alunos), e, por fim, avaliam (a avaliação sendo feita tanto do aluno como do professor).
- Outros, ainda, podem ter em mente (sentido em que vou usar a expressão neste trabalho) que a aprendizagem que é mais importante para os alunos se dá quando eles próprios definem e elaboram projetos do que desejam aprender – vamos falar aqui em “projetos de aprendizagem.
- O trabalho com projetos auxilia na aprendizagem de forma mais significativa para os educandos.
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