terça-feira, 2 de agosto de 2011

3.2 PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Organização e compreensão da estrutura do gênero lista.
• Compreensão dos diversos usos e funções do gênero lista no nosso cotidiano.
• Compreensão do gênero entrevista.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
Caro professor, inicie a aula conversando sobre o supermercado. O que podemos encontrar lá? Como o supermercado é organizado? As bebidas ficam no mesmo local do sabonete? O que a mamãe leva quando vai fazer compras? Por que a lista facilita nas compras? Discuta com os alunos a separação dos produtos no supermercado, a importância da lista de compras.
Como dever de casa peça aos alunos: embalagens lavadas e limpas para próxima aula e peça que façam uma entrevista com os pais. A entrevista poderá ser feita no caderno de português e os alunos levarão as perguntas escritas. Outras podem ser agregadas a essas, caso o grupo sinta vontade de fazê-las.
• Quantas vezes ao mês alguém da família vai ao supermercado?
• Alguém faz uma lista de compras antes de?
• A lista é grande ou pequena?
• Como a lista é organizada?

Atividade 2
Comece a próxima aula, discutindo as entrevistas feitas com as famílias.
Converse com os alunos sobre uma lista de compras, perguntando: Como escreveríamos uma lista com os produtos trazidos?
E para gerar discussão e visando maior compreensão sobre a maneira de dispormos o texto no papel podemos perguntar: Escrevemos os produtos um ao lado do outro ou debaixo do outro? Como vocês acham que fica melhor para entender? Se vocês fossem ao supermercado, como vocês fariam esta lista? Se vocês fizessem compras toda semana, a lista seria maior ou menor do que uma pessoa que faz todo mês?
Professor agora proponha a escrita: vamos listar todos produtos trazidos pelos alunos. A escrita será realizada no quadro/lousa. Vamos escrever primeiro os produtos alimentícios, peça que identifiquem quais são. Depois vamos escrever os nomes das bebidas, dos produtos de beleza, de limpeza etc. Instigue os alunos a perceber a importância de uma organização na lista e como ela pode facilitar na hora de se fazer as compras.
O aluno fará uma lista de acordo com as embalagens trazidas por ele ou pelo grupo.

Finalize esta atividade lendo uma história em quadrinhos que aborda a importância da lista de compras.
Aproveite para trabalhar as especificidades do gênero quadrinhos (os balões, a linguagem oral, ou seja, a fala dos personagens e como ela aparece na escrita, as onomatopéias etc.)

Link: http://www.serasa.com.br/gibi/p09.htm

Atividade 3
Bom professor, agora que os alunos já realizaram uma lista de compras, apresente outros modelos de listas: de convidados de aniversário, de presença, de material escolar. Amplie esse trabalho de acordo com as necessidades de aprendizagem do grupo.
Sugestão: Monte uma lista de ajudantes do dia e outra para Escrita da rotina (atividades realizadas no dia) na cartolina e deixe visível e acessível aos alunos.

Veja modelo:

Dica: é recomendável que o professor oriente os alunos a seguirem a ordem alfabética.
A coluna do nome deverá estar preenchida pelo professor com os nomes dos alunos.
A coluna da data será preenchida à medida que os ajudantes forem seguindo a ordem, poderá ser preenchida pelos alunos.
Professor: utilize a mes ma tabela para Escrita da rotina. Dois alunos serão responsáveis pela escrita e escreverão no quadro/lousa a organização do dia.

Exemplo:
ROTINA
ENTRADA
PORTUGUÊS
LAVAR AS MÃOS
MERENDA
RECREIO
DESCANSO
MATEMÁTICA
PREPARO PARA SAÍDA
SAÍDA

Avaliação
Verificar o que o aluno compreendeu da organização do gênero lista, principalmente se respeita a organização e a disposição desse gênero no papel, ou seja: um item em cada linha
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8022

Nenhum comentário:

Postar um comentário