quarta-feira, 3 de agosto de 2011

3.7 EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO COM O USO DE MÍDIAS DIGITAIS.

         Descobrindo as figuras geométricas
5º ano

   Para melhorar e intensificar a utilização da sala digital e proporcionar as crianças uma aprendizagem construída por eles sem delimitar a abrangência destas atividades, dando ênfase no conhecimento das figuras geométricas desde sua construção até o cálculo de área e perímetro destas figuras.


 Objetivos

            Permitir que as crianças apreendam por si sob a orientação de atividades múltiplas dirigidas com a proposta de identificação de figuras geométricas planas, no ambiente em que vivem, (no meio que as cerca), possibilitando que construam, manipulando os instrumentos pertinentes identificando na prática a área e o perímetro destas figuras.


 Desenvolvimento

             As crianças são convidadas a participar das atividades propostas duas vezes durante o período de aula
Primeiramente serão convidados a dar um passeio de 20 minutos, fora da escola, para observarem tudo o que as cerca.
Quando retornam contam o que puderam observar.
Sugere-se que desenhem algo do que viram.
Neste desenho poderão colorir seguindo orientações do tipo:
- Tudo o que for circular de vermelho;
- Partes do desenho com dimensões dos lados do mesmo tamanho de azul, os que possuem 4 lados de amarelo, as figuras com 3 lados de preto
- Pintar de verde as figuras cujos lados são paralelos dois a dois porém de dimensões desiguais.
Estas atividades poderão ter a duração de 50 min e nela as crianças desenham a mão livre em pedaços de papel grande, a seguir pintam obedecendo as ordens dadas, sentadas no chão.
Depois de prontos os desenhos são colocados num cordão e presos a parede para análise, onde serão perguntados.
- Que figuras são as pintadas de vermelho?
- Que figuras representam as pintadas de azul?
- Que figuras representam as pintadas de verde?
- Que figuras representam as pintadas de amarelo?
-Qual a forma das figuras que aparecem pintadas de preto?
Diante do trabalho realizado por eles  e anteriormente analisado em conjunto enfatizar nas construções desenhadas e coloridas  as principais figuras geométricas planas.

No próximo encontro  utilizaremos peças de lego, nesta oportunidade as crianças serão colocadas novamente em círculo no chão, formando grupos de 4 . (utilizaremos o chão para evitar o continuo  juntar de peças}
Vamos  pedir que montem com as peças do Lego qualquer coisa.
Durante a montagem questionar sobre:
   - o formato dos lados,
   - da base
   - e dos demais elementos presentes.
Pedir que desenhem no papel aquilo que acabaram de montar.
Demonstrar as diferenças entre as construções e os desenhos, fazer questionamentos.
Utilizar-se do desenho de uma planta baixa e de uma fotografia. Comparar.
Sugerir que tragam o projeto de suas casas e também fotos para observar detalhes.

Neste terceiro encontro iremos pedir que pesquisem na internet figuras diferentes, motiva-las a estabelecer comparações nas formas.
Solicitar que desenhem no computador no programa tux paint utilizando as ferramentas ali disponíveis e fazer  comparações  com os desenhos feitos à mão livre realizados no primeiro encontro.
Mostrar todo o trabalho realizado com mosaicos  .
Entregar malhas com figuras geométricas para que montem sua arte em casa com o auxílio dos pais. Montar painéis com os mosaicos dos alunos para enfeitar a festa junina da escola.

Prepara-los para o quarto encontro onde solicitaremos que tragam fotografias e/ou figuras onde pode-se observar a presença constante dos elementos até então estudados, ainda motiva-los a fotografar paisagens, construções inacabadas e prontas.
Fazer com que contem uma história só com desenhos e apresentem aos demais.


– Avaliação

            - O projeto será considerado válido se despertar o interesse dos alunos para participarem das atividades propostas e se ao final conseguirem distinguir as figuras planas contidas nos desenhos propostos, bem como resolverem problemas simples de área e perímetro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário